Modelo de Informações PDF Imprimir E-mail

Denis Alcides Rezende
Educação e Consultoria em Informação e Estratégia

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Modelo de Informações

O modelo de informações empresariais ou organizacionais é um relevante instrumento para contribuir para as organizações (privadas ou públicas) no planejamento, desenvolvimento ou aquisição de sistemas de informação.

a. Níveis da informação e de decisão organizacional

No nível estratégico, as decisões ocorrem no alto escalão (ou alta administração) da organização e geram atos cujo efeito é duradouro e mais difícil de inverter. Emanam do planejamento em longo prazo da organização, conhecido como planejamento estratégico.

No nível tático ou gerencial as decisões táticas ocorrem nos escalões intermediários (ou corpo gestor) e geram atos de efeito a prazo mais curto, porém de menos impacto no funcionamento estratégico da organização. Emanam do controle tático e do planejamento gerencial da organização.

No nível operacional, as decisões operacionais estão ligadas ao controle e às atividades operacionais da organização. Essas decisões visam alcançar os padrões de funcionamento preestabelecidos, com controles do detalhe ou do planejamento operacional.

b. Documento do modelo de informações organizacionais

O modelo de informações empresariais ou organizacionais relata (descreve) todas as informações necessárias para a gestão de atividades ou de negócios da organização, focadas nas funções empresariais ou organizacionais. As informações devem atender a todos os requisitos funcionais requeridos de um ou mais sistemas de informação.

As informações necessárias podem ser estruturadas em níveis ou tipos de informações (NI), ou seja, estratégica, gerencial e operacional. Podem estar distribuídas nas respectivas funções organizacionais (FO):

  • produção ou serviços (“serviços públicos” para as organizações públicas);
  • comercial ou marketing (”divulgação ou comunicação” para as organizações públicas);
  • materiais ou logística;
  • financeira;
  • recursos humanos e jurídico-legal.

E conseqüentemente desmembradas ou decompostas em seus respectivos módulos (ou subsistemas).

Esse documento em forma de tabela pode ser utilizado:

Função organizacional (FO):

NI

Módulo 1

Módulo 2

Módulo 3

Módulo 4 ...

Estratégica

 

 

 

 

 

Gerencial

 

 

 

 

 

Operacional

 

 

 

 

 

No documento do modelo de informações organizacionais são descritas apenas as informações. Em outro documento devem ser elaboradas as ações e descritos os procedimentos de como construir as respectivas informações necessárias. Nesse caso, a ênfase não está na ação, nos processos ou nos requisitos funcionais.

Serão relatadas as informações estratégicas (de forma macrorrelacionadas com o meio ambiente interno ou externo), as informações gerenciais ou táticas (agrupadas ou sintetizadas) e as informações operacionais (no detalhe ou analíticas).

Como exemplos, os modelos de informações organizacionais podem ser assim documentados:

Função organizacional:  Serviços hoteleiros

NI

 

Módulo ou subsistema: Recepção (check-in e check-out)

Estratégica

 

 

- valor total das despesas versus quantidade de acompanhantes;

- número de dias do hóspede no hotel versus número médio de dias de hospedagem.

Gerencial

 

 

- quantidade de acompanhantes;

- número de dias no hotel;

- valor total das despesas.

Operacional

 

 

- nome do hóspede;

- sexo do hóspede (masculino, feminino);

- tipo de unidade habitacional (apartamento individual, coletivo, luxo ...);

- preço da unidade habitacional

- data de entrada;

- data de saída;

- nome da refeição predileta.

 Função organizacional:  Serviços municipais

 

NI

 

Módulo ou subsistema: Projetos da prefeitura

Estratégica

 

 

- quantidade de projetos elaborados versus valor total do projeto;

- número de dias trabalhados no projeto versus número de dias parados.

Gerencial

 

 

- quantidade de projetos elaborados;

- valor total do projeto;

- número de dias trabalhados no projeto.

Operacional

 

 

- nome do projeto;

- nome da cidade cliente do projeto;

- tipo de projeto (A, B, X, Y ...);

- data de início do projeto;

- data de término do projeto.

É importante ressaltar o princípio da sinergia (coerência ou integração) entre as informações. As informações devem ser integradas nos seus níveis (operacional, gerencial e estratégico), ou seja, para se obterem as informações gerenciais e estratégicas, as informações operacionais no detalhe devem existir.

As informações operacionais são transformadas  em dados que deverão estar armazenados nas respectivas bases de dados quando do uso de software nos sistemas de informação.

O modelo de informações organizacionais pode conter informações integradas dos seguintes tipos: convencional (trivial), personalizada e oportuna. Esses dois últimos tipos de informação, também chamadas de informações executivas ou inteligentes, facilitam o mapeamento dos conhecimentos organizacionais.

Na fase inicial dos projetos de planejamento, desenvolvimento ou aquisição de sistemas de informação, basta apenas relatar as informações necessárias, o que significa responder à seguinte pergunta: quais são as informações necessárias para gerir determinado negócio privado (ou módulos de uma função organizacional) ou para gerir uma atividade pública?

Nas fases seguintes do projeto, ou seja, na sua elaboração propriamente dita, será necessário ainda responder a mais essas duas perguntas: como são construídas (elaboradas) as informações?; e como são apresentadas (mostradas) as informações? A primeira diz respeito às fórmulas ou aos cálculos (algoritmos no caso de software) e a descrição detalhada (passo a passo) de como chegar à informação para ser disponibilizada ao seu usuário. A última pergunta diz respeito a como serão apresentadas as informações nos documentos (relatórios) ou nas telas dos sistemas de informação com suas respectivas máscaras ou leiaute.

 

Fonte Livros Denis Alcides Rezende:

Inteligência organizacional como modelo de gestão OBI: Atlas, 2015.
Planejamento estratégico público ou privado: 3 ed. Atlas, 2015.
Planejamento de sistemas de informação e informática: 5 ed. Atlas, 2016.
Sistemas de informações organizacionais: 5 ed. Atlas, 2013.
Tecnologia da informação aplicada a sistemas de informação empresariais: 9 ed. Atlas, 2013.

Acesse Informações adicionais sobre livros: www.denisalcidesrezende.com.br/livros/livros-publicados/livros.html