Características da Informação |
Denis Alcides Rezende
Características da Informação [ Informações ou indicadores de organizações ou variáveis de pesquisa científica ].
As informações para serem úteis para as decisões devem conter as seguintes características ou premissas: A informação possui conteúdo único significa que a cada momento a informação tem um conteúdo, expresso por meio de números, letras ou ambos. Por exemplo: o nome do cliente só contém um nome; o número do CPF só pode ter um número; o valor do preço do produto só tem um valor por produto; a data da venda só pode ser de um dia. Quando a informação possuir mais de um conteúdo, os mesmos devem ser explicitados. Por exemplo: estado civil (solteiro, casado, divorciado); cor do produto (verde, azul, vermelho); gênero do filme (ação, policial, romântico); forma de pagamento (a vista, a prazo); tipo de pagamento (dinheiro, cartão, cheque). Embora em cada momento da informação o conteúdo será único. A informação exige mais de duas palavras para deixar claro a que se refere, do que se trata, de qual objeto, a quem se destina, etc. Ao contrário não seria correto. Por exemplo: saldo (saldo de que?); data (data da?); nome (nome de quem?); veículo (nome, tipo ou cor do veículo?). A informação não pode ser generalizada, ou seja, cada informação é expressa no seu detalhe, é específica, exclusiva, determinada. Não pode ser múltipla, estendida, abrangente ou confusa. Erros comuns podem ser exemplificados: endereço; cadastro; perfil; balanço; características. Cada uma dessas palavras possui muitas informações concentradas. A informação não pode ser abstrata, de compreensão difícil, obscura, vaga, irreal ou imaginária. Deve ser real, verdadeira, concreta. Confusões comuns podem ser exemplificadas: qualidade; virtude; espécie; freqüência; belo; grande; inferior. Cada uma dessas palavras possibilita múltiplas interpretações. A informação não pode ser formalizada por meio de um verbo no seu início, principalmente no tempo infinitivo, por exemplo: calcular, controlar; pagar; cobrar. Da mesma forma é errado: cálculo; controle; pagamento; cobrança. Essas palavras não são informações, mas podem ser decisões, ações ou processos. A informação não é um documento, programa, arquivo ou correlato. Tais palavras referem-se onde os dados ou informações podem ser armazenados, ou seja, eles podem conter dados e informações. Por exemplo: um extrato bancário contém dados (números ou letras) e pode conter informações, tal como um livro, um balanço contábil, um laudo médico, uma planilha eletrônica, um software qualquer, uma pasta de arquivo entre outros repositórios de dados.
Para facilitar o entendimento das características ou premissas da informação, as informações a seguir podem responder a pergunta: quais são as informações necessárias para gerir uma conta bancária por meio de um talão de cheques?. Dentre as diversas informações, essas podem ser sugeridas como exemplo:
As informações também podem ser separadas por conjuntos, coisas, assuntos, objetos, grupos, módulos ou sistemas de informações. Por exemplo, quando uma organização “vende algo”, as informações necessárias podem ser separadas por: Posteriormente essas informações ainda podem ser separadas por diversos tipos de informações, tais como: operacional; gerencial; estratégica; trivial; personalizada; oportuna.
Fonte livros <acesse mais detalhes sobre os livros>: |