Planejamento pessoal, familiar e profissional Imprimir

Denis Alcides Rezende
Educação e Consultoria em Informação e Estratégia
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Planejamento pessoal, familiar e profissional

Planejar é sinônimo de objetivar, pensar, sonhar, desejar, desenhar etc. Para tanto, essas questões também podem ser adaptadas para a vida pessoal, familiar e profissional e para o êxito ou sucesso nessas abordagens.

No planejamento pessoal podem constar os objetivos individuais das pessoas, pensando no seu futuro e na sua felicidade como ser humano.

No planejamento familiar podem constar os objetivos coletivos das pessoas, pensando no futuro e felicidade da família como um todo. Evidentemente cada pessoa tem seu conceito de família, para uns até os netos devem ser contextualizados, para outros até os avós fazem parte da família, além da esposa ou esposo (ou correlatos) e dos filhos ou filhas (e outras pessoas).

No planejamento profissional podem constar os objetivos profissionais das pessoas, pensando no seu futuro e na sua felicidade como trabalhador, seja empregado, prestador de serviços ou empregador. Nesse planejamento será projetado o que fazer ao longo de sua carreira.

Para facilitar a formalização desses planejamentos, inicialmente os objetivos, pensamentos, sonhos, desejos ou desenhos devem ser qualificados e quantificados (incluindo o que, quanto e quando).

Posteriormente pode-se elaborar um “mapeamento ambiental ou de competências pessoais, profissionais e familiares” semelhante às abordagens clássicas da análise dos ambientes da organização, por meio da técnica das forças e fraquezas, ameaças e oportunidades (ANDREWS, 1980).

Nas forças ou pontos fortes podem ser descritas as qualidades pessoais, familiares e profissionais, reiterando as suas características positivas, boas e relevantes. Nas fraquezas ou pontos fracos podem ser descritas as dificuldades pessoais, familiares e profissionais, reiterando as suas características negativas, ruins e irrelevantes. Nas oportunidades podem ser descritas as possibilidades pessoais, familiares e profissionais vislumbradas para o seu presente e futuro e que podem influenciar positivamente o seu desempenho ou que podem criar condições favoráveis ao seu sucesso. Nas ameaças ou riscos podem ser descritas as dificuldades pessoais, familiares e profissionais observadas para o seu presente e futuro e que podem influenciar negativamente o seu desempenho ou que podem criar condições desfavoráveis ao seu sucesso. Tais ameaças devem ser inexoravelmente enfrentadas.

Em seguida pode-se elaborar um “mapeamento setorial” para entender, verificar e conhecer o contexto em que estarão inseridas a pessoa, a família e a profissão, percebendo como se posicionar nesse contexto, principalmente econômico. Para tanto, a análise clássica de setor pode ser adaptada observando as suas cinco forças ou abordagens: clientes; fornecedores; competidores ou concorrentes existentes; novos concorrentes ou novos entrantes; serviços ou produtos substitutos (PORTER, 1990).

Nos clientes podem ser descritos quem comprará as competências, os serviços ou produtos da pessoa, da família e da profissão. Nos fornecedores podem ser descritos quem poderá ajudar ou subsidiar conhecimentos para o futuro e para os diferenciais da pessoa, da família e da profissão. Nos competidores ou concorrentes podem ser descritos para quem a pessoa, a família e a profissão poderão perder espaços e oportunidades. Sejam concorrentes atuais ou novos concorrentes que poderão surgir no futuro. Nos serviços ou produtos substitutos podem ser descritos por quem a pessoa, a família e a profissão poderão ser trocadas ou substituídas.

Os conceitos de poupança financeira e de aposentadoria privada devem ser considerados nesses planejamentos. Bem como, deve ser contextualizado o conceito de “qualidade total de vida” que contempla o equilíbrio de tempo entre: trabalho; diversão ou lazer; estudo permanente; fé ou espiritualidade; família; e outros temas correlatos.

E finalizando esses planejamentos, as estratégias e seus respectivos planos de ações e viabilidades, devem ser formalizados para o alcance dos objetivos, sonhos ou desejos.

Fonte Livros Denis Alcides Rezende:

Planejamento estratégico público ou privado: 3 ed. Atlas, 2015.
Inteligência organizacional como modelo de gestão OBI: Atlas, 2015.
Planejamento de sistemas de informação e informática: 5 ed. Atlas, 2016.
Sistemas de informações organizacionais: 5 ed. Atlas, 2013.
Tecnologia da informação aplicada a sistemas de informação empresariais: 9 ed. Atlas, 2013.

Acesse Informações adicionais sobre livros: www.denisalcidesrezende.com.br/livros/livros-publicados/livros.html